sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Prevenção à obesidade infantil começa na gestação

 
1) A mulher grávida deve comer por dois?Diz uma crendice popular que mulher grávida deve comer por dois. Nada mais falso. Segundo o RDI (Recommended Dietary Intakes), tabela com as recomendações universais sobre alimentação, gestantes a partir do terceiro mês de gravidez devem ingerir apenas 300 calorias a mais do que o normal, totalizando 2.800 calorias por dia. Os bons hábitos alimentares da gestante, e não necessariamente o ganho de peso, é que influenciarão a saúde do bebê ao nascer. É bastante comum, nos três primeiros meses de gravidez, haver uma oscilação de peso, com a perda de até 3 quilos ou o ganho de até 2 quilos, sem que isso cause problemas para mãe ou filho. A partir daí, o ganho adequado de peso vai depender do estado nutricional da gestante e servirá de indicador para avaliar o suprimento correto de energia.

2) Qual deve ser o ganho de peso das gestantes?De forma simplificada, considera-se que as gestantes de baixo peso ganhem em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6 e 7 kg. A gestação de gêmeos leva ao aumento de 15 a 20 kg. Quando uma grávida aumenta muito de peso, a saúde da dupla mãe-filho entra em perigo. Cada caso deve ser individualizado. Porém, é clássico o conceito de que uma futura mamãe não deve engordar muito mais que doze quilos no seu período gestacional. Na gestante, o excesso de peso aumenta os riscos de diabetes, hipertensão, pré-eclâmpsia, além de inúmeras outras complicações obstétricas.
3) Quais são as dicas de alimentação na gravidez?• Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia.

• Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação.

• Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia.

• A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.

• O uso moderado de adoçantes foi permitido para gestantes com diabetes pela Associação Americana de Dietética (ADA), que autorizou o uso de produtos à base de aspartame, acesulfame-K e sucralose, sendo considerados seguros ao bebê. Para as futuras mamães que apenas querem prevenir o ganho de peso, a eficácia desses produtos é duvidosa.

• O uso de adoçantes e produtos diet à base de sacarina não são recomendados. Pela permeabilidade da placenta, eles podem permanecer nos tecidos do bebê.
 

 
Autores
 
Dr. Nataniel Viuniski
 
Pediatra, Especialista em Obesidade Infantil, Coordenador do Departamento de Obesidade Infantil da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade – ABESO
 
 
Dra. Flávia Bulgarelli
 
Nutricionista do Espaço Leve - Núcleo de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infanto-Juvenil de São Paulo.
 

Artigos: Sua Saúde depende de Você...

Interessante ou Preocupante ??? Você escolhe...
 Prof. Dr.. Carlos Alexandre Fett
Faculdade de Educação Física da UFMT
Mestrado da Nutrição da UFMT
Laboratório de Aptidão Física e Metabolismo UFMT - 3615 8836
Consultoria em Performance Humana e Estética 

 **QUANDO VOCÊ ACABA DE BEBER UMA LATA DE REFRIGERANTE** 

Primeiros 10 minutos:
10 colheres de chá de açúcar batem no seu corpo, 100% do recomendado diariamente. 

Você não vomita imediatamente pelo doce extremo, porque o ácido fosfórico corta o gosto.
20 minutos:
O nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina. 

O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura (É muito para este momento em particular).
40 minutos:
A absorção de cafeína está completa. Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente. Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.
45 minutos:
O corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo. (Fisicamente, funciona como com a heroína..)
50 minutos:
O ácido fosfórico empurra 
cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo. 
As altas doses de açúcar e outros adoçantes 
aumentam a excreção de cálcio na urina, ou seja, está urinando seus ossos, uma das causas das OSTEOPOROSE.
60 minutos:
As propriedades diuréticas da cafeína entram em ação. Você urina. 

Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, os quais seus ossos precisariam..
Conforme a onda abaixa você sofrerá um choque de açúcar. 
Ficará irritadiço. 
Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas das quais farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes. 

Se não puder evitá-los, modere sua ingestão! 
Prefira sucos naturais. 
Seu corpo agradece!

*Vale lembrar que, se os governantes quisessem,
eles poderiam divulgar isso.
Mas muito pelo contrário:
fazem propaganda para que você compre e consuma!

Se achar interessante, repasse.
Certamente estaráa a fazer bem a alguém!

Como recuperar a saúde

A nossa saúde física esta relacionada diretamente com a nossa saúde mental e espiritual.

Muitos profissionais da área de saúde podem até discordar, mas não conseguem explicar porque pessoas com os mesmos sintomas de doenças físicas, submetidas aos mesmos tratamentos tem resultados tão diferentes.

Uns conseguem a cura e outros não.

Neste Blog estaremos abordando e apresentando ao público interessado em recuperar a saúde novamente, não conceitos de saúde, mas apresentar casos, depoimentos de pessoas que tiveram problemas de saúde e hoje desfrutam de uma vida completamente saudável.

Queremos com isso dispertar mais e mais pessoas para real possibilidade de recuperarmos a nossa saúde.

Sejam bem vindos.